A Psicoterapia é um processo de tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseado no conhecimento científico do funcionamento mental e psicológico.
"A psicoterapia é um espaço de encontro, uma relação de confiança entre dois, com regras próprias definidas pelo setting, que permite o crescimento emocional através de "pensar o não pensado" das experiências emocionais. O psicoterapeuta aborda o paciente" (...) de forma empática partindo do interior de modo a ajudá-lo a identificar e compreender o que está a acontecer no seu mundo interno, relacionado com o seu background, educação e desenvolvimento; por outras palavras, para cumprir a injunção délfica "conhece-te a ti mesmo". (Brown&Pedder, 1997)
“A experiência de falar com o coração e de ser levado a sério erige uma arquitectura psíquica que dá suporte à capacidade de “aguentar a vida”. (McWilliams,2006)
Muitas vezes o terapeuta é comparado a um “guia”: quando cruzamos uma selva desconhecida precisamos de alguém que saiba fazer aquele caminho sem correr perigo nem andar em círculos.
Um processo psicoterapêutico que vá para além da redução imediata de sintomas e, para ter um resultado estável, dura tempo. As pessoas mantêm-se em psicoterapia não porque demora muito para obter resultados mas, na maioria das vezes, precisamente porque vão vendo resultados e passam a ambicionar mais para si, além de que muitas vezes ganham uma percepção mais realista da morosidade da mudança e da obtenção de resultados estáveis e consolidados.
“Os analistas têm fé no projecto terapêutico porque eles próprios já o experienciaram (…) confiam que [a psicoterapia] irá levar terapeuta e doente para áreas que, em última análise, irão fortalecer o sentido de honestidade, livre-arbítrio, mestria, autocoesão, auto-estima, tolerância ao afecto e capacidade de estabelecer relacionamentos satisfatórios do cliente” (McWilliams, 2006)
Veja também o tópico “O que é Saúde Mental”